ENTORSE DO TORNOZELO

08/06/2011 15:13

 

ENTORSE DO TORNOZELO

Proximalmente à articulação do tornozelo, nas porções distais da fíbula e da tíbia, encontramos uma articulação importante chamada articulação Tibio-fibular distal. Essa articulação é formada pelos seguintes ligamentos:

·         Ligamento Tibio-fibular Anterior

·         Ligamento Tibio-fibular Posterior

·         Ligamento Transverso Inferior

·         Ligamento Interósseo

A articulação do tornozelo propriamente dita é um gínglimo (dobradiça) formada pela extremidade distal da tíbia e fíbula, ligamento transverso inferior e o tálus. Os ossos são ligados pela cápsula articular e pelos seguintes ligamentos: 

·         Ligamento Deltóide

·         Ligamento Talofibular Anterior

·         Ligamento Talofibular Posterior

·         Ligamento Calcaneofibular

Distalmente às articulações citadas acima, encontramos ainda as articulações intertársicas, tarsometatársicas, intermetatársicas, metatarsofalangeanas e interfalangeanas.

 

O entorse de tornozelo é uma lesão que causa um estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos da articulação do tornozelo. Ligamentos são fortes faixas de tecido que conectam os ossos das articulações e uma de suas funções é restringir o movimento da articulação. O entorse de tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas mais freqüentemente encontradas na população ativa, que geralmente envolve lesão dos  ligamentos laterais. O mecanismo de lesão habitual é a inversão do pé com flexão plantar do tornozelo, numa intensidade além do normal, que acontece geralmente ao pisar em terreno irregular ou degrau, e mais frequentemente em atletas de vôlei, futebol ou basquete. Este movimento anômalo proporciona uma lesão que se inicia no ligamento talo-fibular anterior e pode progredir para uma lesão do ligamento calcâneo-fibular, com o aumento da energia do trauma. A lesão do ligamento talofibular posterior é rara, ocorrendo apenas na luxação franca do tornozelo.

 

CLASSIFICAÇÃO DO ENTORSE DE TORNOZELO

A classificação do entorse de tornozelo é baseada no exame clínico da área afetada e divide a lesão em três tipos:

·         grau 1- estiramento ligamentar

·         grau 2- lesão ligamentar parcial

·         grau 3- lesão ligamentar total.

 O quadro clínico encontrado é de dor, com edema localizado na face ântero-lateral do tornozelo, equimose mais evidente após 48 horas e dificuldade para deambular. Quanto mais grave a lesão, mais evidentes ficam os sinais.

Nos entorses de tornozelo o diagnóstico é feito através de exames radiológicos, testes de instabilidades, artrografias e ultra-sonografias.

 

OBJETIVOS DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DO ENTORSE DE TORNOZELO:

- Diminuir dor e edema

- Restaurar a amplitude de movimento

- Fortalecer os músculos do tornozelo

- Melhorar o equilíbrio e coordenação

Durante a fase aguda o protocolo crioterapia, compressão e elevação é o mais indicado para reduzir edema, dor e evitar o agravamento da lesão. O gelo diminui a temperatura local, promove a vasoconstrição dos capilares e a diminuição do metabolismo dos tecidos lesados diminui o edema e a velocidade de condução dos impulsos nervosos, que conseqüentemente diminui a dor. A compressão aumenta a pressão fora dos vasos que auxilia a reabsorção do fluido extravascular pela circulação venosa. A elevação auxilia na diminuição da pressão hidrostática nos capilares lesados justificada pela ação da gravidade nos fluidos promovendo o retorno venoso.

Métodos proprioceptivos ativam a sensibilidade dos receptores nos músculos, tendões, ligamentos, articulações e cápsulas, estimula a consciência sinestésica dos movimentos específicos, permite a percepção da posição e mudança do segmento no espaço. Realiza-se durante as fases de tratamento, as atividades de ganho muscular e retorno aos movimentos. Os exercícios de propriocepção são incluídos na fase III de reabilitação evoluindo o tratamento até o retorno aos treinos e atividades físicas normais do paciente.

Em atividades como correr e saltar, o atleta conta com a contração muscular para minimizar a força entre o chão e o complexo do pé e tornozelo. Indivíduos com deficiência na contração muscular podem ser susceptíveis a lesão, por não ter habilidade muscular suave para dissipar forças de maneira coordenada.

 

Dra. Paula S. Rochedo Anzoategui

CREFITO:70007    

 

Voltar