RPG - Reeducação Postural Global

 

O que é uma boa postura?

    Dores nas costas, nos joelhos e nos ombros nem sempre são culpa da cadeira ou do colchão. Na maioria das vezes, o problema está na própria pessoa. Segundo a fisioterapeuta Patrícia Ferreira, uma pequena dor nas costas pode ser o primeiro alerta dos prejuízos causados por uma má postura. Mas o que é uma boa postura? A fisioterapeuta enfatiza que a posição correta depende de cada um. “É muito bonito ver alguém com as costas eretas, mas nem todos ficam à vontade desta maneira.” Ela diz que, ao ficar muito preocupada em manter a postura, a pessoa pode deixar os músculos mais tensos ainda.
    A posição correta, reafirma ela, é a que não incomoda e a que mobiliza menor quantidade de esforço muscular. No entanto, isso não significa que se deva ficar totalmente à vontade. “Todos sabem que, na hora de dormir, a melhor posição é a de lado, com as pernas flexionadas, usando um travesseiro na altura dos ombros. Mas ninguém dorme da mesma forma a noite toda.”
    Trocando em miúdos: a pessoa deve ter bom senso e consciência dos limites de seu corpo. “Deve-se procurar um médico somente quando a dor prejudicar a qualidade de vida”, aconselha a fisioterapeuta. A partir da consulta, o profissional poderá verificar se realmente houve um dano em alguma parte do corpo.
Após a constatação do problema postural, que também pode afetar as articulações, o médico deverá indicar o melhor tratamento. Os métodos da Reeducação Postural Global (RPG), e Pilates são os mais conhecidos.

 

A mecânica da nossa coluna vertebral.

         A coluna vertebral, do ponto de vista mecânico é um verdadeiro milagre.
         São 33 vértebras (7 cervicais + 12 torácicas + 5 lombares + 5 sacrais e 4 no cóccix), uma sobre a outra, tendo que manter o próprio equilíbrio e ainda sustentar o peso da metade superior do corpo mais pesos extras. E se não bastasse isso, ainda consegue dar movimento ao conjunto, como se abaixar, virar ao lado, etc. Isto tudo por muitos anos. 
         Por isso ela (a coluna) merece uma manutenção, afinal dependemos do seu bom funcionamento.

    A partir do momento que conhecemos melhor nossa coluna, dando a devida atenção e manutenção, não exigindo mais do que ela nos pode dar, poderemos viver sem dores com uma coluna saudável.       

    Na fig. 1 podemos observar o perfil de uma coluna normal. A curvatura lombar é fisiológica (natural). Esta curvatura é chamada de lordose e na região torácica ocorre outra curvatura, chamada de cifose. Esta é decorrente da lordose.

Fig. 1 

 

Enquanto estas duas curvaturas não estão acentuadas, a pessoa está muito bem. Os problemas ocorrem quando inicia o aumento destas curvaturas.

 Observe agora a fig. 2, onde a pessoa está com acentuadas curvaturas, tanto lombar como torácicas 

Fig. 2 

 

    Agora as curvaturas passam a ser chamadas de hiperlordose (lombar) e hipercifose (torácica). Observe que até o abdomem fica mais aparente, seguindo a curvatura da coluna. É muito comum pessoas nem serem obesas e terem uma barriga muito grande, nem imaginam que o problema está na sua coluna. Os fatores que fazem o aumento da lordose são variados, mas um dos mais importantes está relacionado a um músculo chamado iliopsoas (na realidade são dois músculos: o ilíaco e o psoas maior) que é fixado no trocanter menor (uma região do osso fêmur, da coxa e nas cinco vértebras lombares), trata-se de um músculo muito forte que tem a função de flexionar a nossa coxa, com indiscutível utilidade no nosso caminhar, porém o seu encurtamento traciona a coluna nas figuras 3 e 4 são vistas de frente, pode-se observar onde se localizam suas fixações

                 

    Veja agora, na fig. 5, a resultante da força de tração causada pelo músculo iliopsoas e entenda por que ele músculo causa tanto estrago na coluna quando está encurtado. força exercida é em direção para frente, causando a hiperlordose.

 

    Este é um dos motivos que sempre recomendo aos pacientes que só durmam na posição de lado. Como na fig. 6, pois quando se deita de barriga para cima o citado músculo continuará puxando a coluna para cima, como quando se está em pé. E quando de deita de barriga para baixo também estará forçando a coluna.

Fig. 6 

 

R.P.G. (Reeducação Postural Global)

 A R.P.G. é uma técnica muito usada para correção de alterações posturais da coluna vertebral ou membros (pernas e braços), como por exemplo: escoliose, hiperlordose e hipercifose (ilustradas na fig.7).

Fig. 7

 

   A técnica da RPG foi desenvolvida pelo Dr. Philippe E. Souchard na França, no início dos anos 70. Baseia-se na teoria do campo fechado. Esta teoria esclarece que o ser humano para conseguir permanecer em pé, correr e realizar a infinidade de movimentos diários depende da harmonia das cadeias musculares, da dinâmica e cadeias musculares da estática, que com suas contrações e descontrações constantes e precisas permite-nos realizar uma infinidade de movimentos com equilíbrio e graça. Somente o fato de ficarmos em pé, já é algo maravilhoso. Veja: façamos uma comparação do ser humano com uma caneta (comparação da relação altura / área ocupada no solo), imagine, agora, uma caneta fazendo todos os movimentos que realizamos. Pois bem, nós só conseguimos realizar todos os movimentos, graças ao trabalho constante de todos os músculos do nosso corpo, desde o mais poderoso até aqueles pequeninos músculos que se ligam de uma vértebra a outra.       Uma das grandes responsáveis por manter nossa postura em pé é a coluna vertebral.

     Esta figura demonstra o que chamamos de cadeia muscular posterior. Apenas um encurtamento de músculos dela, pode acarretar p. ex. uma hiperlordose lombar, alterações no joelho, entre outras alterações Existem, evidentemente outras cadeias musculares com suas respectivas alterações posturais e dores relacionadas.

    Observamos que quando um músculo é afetado, todos os outros músculos da mesma cadeia muscular também o serão. Por exemplo: se uma pessoa sofre um ferimento na panturrilha (músculos da "batata" da perna), começará a mancar e a desenvolver um desvio postural, devido à dor. Após algum tempo o ferimento não existe mais, porém o corpo acabou por assumir uma postura errada, criando retrações em músculos importantes na cadeia muscular posterior, estas retrações acarretaram outros problemas. Com o passar dos anos a pessoa nem se lembra mais do ferimento na panturrilha, e tem um problema em outra região do corpo, problema este, relacionado ao ferimento inicial. É nesta hora que entra a função do RPG: em primeiro lugar será feita uma avaliação completa da postura da pessoa, e serão analisadas as posições que mais lhe causem dor, aí chegaremos a uma conclusão do que está afetando aquela pessoa. Com certeza, para surpresa do paciente, aquela panturrilha será identificada como uma das causas da sua dor.

     Nesta figura podemos ver duas pessoas: a pessoa da direita está com uma postura correta, demonstrando não sofrer de retração em nenhuma cadeia muscular, a sua região lombar tem a curva fisiológica (normal), a cabeça não está projetada para frente. Já a pessoa da esquerda demonstra uma hiperlordose (concavidade lombar muito acentuada e uma gibosidade (convexidade dorsal muito acentuada), e cabeça caída para frente. Isto não reflete apenas um problema estético, mas principalmente um desequilíbrio sério, causando transtornos para sua saúde.       

    Aproveito o momento para lembrar às mães, que não adianta ficar chamando a atenção dos filhos adolescentes, que estejam desenvolvendo um desvio postural, pois estes não têm como resolver o problema por si mesmo, apenas tentando corrigir a própria postura.

Método do tratamento com R. P. G

    O método de tratamento  com RPG - é totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando à liberação e alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais. Estas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração, como p. ex.: respiração abdominal, respiração apical etc. Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isto é necessário, pois o principal músculo da respiração (músculo diafragma) tem uma grande importância em muitos desvios.

     A RPG baseia-se em um trabalho corporal ativo, que traciona todas as cadeias musculares para evidenciar os pontos de tensão. A série de exercícios é acompanhada pela fisioterapeuta e deve ser realizada uma vez por semana. 

    Desta forma a R.P.G. (Reeducação Postural Global) trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado, se obtendo ao longo das sessões, um resultado visivelmente satisfatório.    

 

Eis aqui algumas ilustrações da técnica de RPG.

         

                             

 “A postura não é apenas uma questão de músculos fortes ou fracos e nem de uma posição específica; ela representa a dinâmica corporal assumida pelo indivíduo no seu dia-a-dia, estando vinculada a determinadas motivações que o levam a posicionar-se desta e não daquela maneira, à idéia que ele tem desua postura e à maneira de percebê-la.”