Drenagem Linfática

05/05/2011 16:59

Drenagem Linfática

Você já ouviu falar neste termo “drenagem linfática”, mas você sabe o que significa e para que serve?

Pois bem, a drenagem linfática é um tipo de massagem que utiliza compressões intermitentes e tem como objetivo o aumento da circulação linfática. Linfa é o liquido proveniente do espaço intersticial do tecido conjuntivo, ao penetrar dentro dos vasos linfáticos onde é filtrado pelos vários linfonodos  no decorrer do seu trajeto até chegar no sistema sanguíneo.

Segundo Barros (Fisiot. Drenagem Linfática Manual), os linfónodos tem duas principais funções: produzir linfócitos e filtrar a linfa. São verdadeiros conglomerados de tecido linfóide, que tem sua função de memória imunológica, impedindo a disseminação de vírus, bactérias e células cancerosa, ou seja, são depuradores capazes de absorver, metabolizar e destruir alguns elementos provenientes da circulação linfática.

O sistema linfático é composto por várias estruturas, estas localizadas na derme, no periósteo, na mucosa dos órgãos digestivos, geniturinário e respiratório. Alguns órgãos possuem apenas ductos que fazem o transporte da linfa periférica para os vasos linfáticos localizados na periferia desses tecidos.

Portanto, o sistema linfático assume vital importância na absorção de restos não assimiláveis e intoxicantes para as células, com posterior eliminação desses detritos. Quando a circulação linfática esta normal ocorre o devido retorno protéico a circulação sanguínea e a devida captação do líquido intersticial; porém, se ela está diminuída, aparecem edemas, a eliminação de toxinas fica prejudicada e ocorre um depósito de proteínas no liquido intersticial.

As manobras são indicadas em tratamentos e prevenção de edemas, linfedemas, fibro edema gelóide (celulite), queimaduras, enxertos, acne, canso nas pernas, cefaléias ( dores de cabeça), tensão pré menstrual (TPM), varizes, cirurgias plásticas mastectomias, entre outras.

Existem algumas contra indicações, como a presença de processos infecciosos, neoplasias, trombose venosa profunda, erisipela, etc. Entretanto ressaltamos a grande importância de procurar sempre um profissional capacitado, com conhecimento real de toda a cadeia linfática  e que domine alguma técnica para que se obtenha resultados satisfatórios evitando complicações.

Hoje com o crescente aumento de cirurgias plásticas, ouve-se cada vez mais o termo “massagem de drenagem linfática” que é um dos procedimentos imprescindíveis no pré e principalmente pós operatório.

Para Guirro ( Fisiot. Dermato Funcional), a pressão mecânica da massagem elimina o excesso de liquido e diminui a probabilidade de fibroses, expulsando o liquido do meio tissular para os vasos venosos e linfáticos.

A drenagem linfática acelera o processo cicatricial e ainda ajuda a modelar o segmento operado, liberando células de gordura circulantes, dificultando seu deposito e com tudo isso proporciona um ótimo relaxamento e bem estar físico.

Se você tiver alguma duvida sobre drenagem linfática, deixe seu recado no blog ou venha conversar comigo na clínica!

Dra. Sandra Mehanna

Voltar