Doenças respiratórias e a fisioterapia

01/06/2010 14:12

01.06.2010  Doenças respiratórias e a fisioterapia

    Nas épocas de outono e inverno é muito freqüente a ocorrência de gripes, resfriados e problemas respiratórios em geral.

    A fisioterapia respiratória é a área da fisioterapia responsável por tratar as disfunções pulmonares, atuando desta maneira, na recuperação destes problemas e em outras disfunções que atuam em outras doenças respiratórias, agindo diretamente no sistema respiratório, principalmente nos pulmões, os quais são responsáveis por realizar as trocas gasosas de gás carbônico e oxigênio, mantendo o sangue oxigenado e eliminando o gás carbônico para o exterior, através da respiração. 

    Atualmente jovens e adultos vêm sendo acometidos mais freqüentemente por alterações respiratórias devido à gripe H1N1, mas comumente crianças e idosos são os mais afetados pelas doenças pulmonares e durante este período do ano são as vítimas freqüentes de internações por problemas respiratórios.

    A simples rinite, bem como sinusite e outras queixas, são capazes de causar bastante incômodo e podem ser amenizadas através de especialidades da fisioterapia, esta não sendo necessária apenas em casos de doenças graves ou crônicas. 

         Nesta época é muito comum um simples resfriado evoluir para doenças mais graves, aonde a maioria das doenças respiratórias e dos problemas pulmonares vêm acompanhados de falta de ar. Normalmente as doenças pulmonares produzem secreção pulmonar e vêm associadas de dor torácica, tosse, febre, dor de cabeça, dores musculares e de garganta, e secreção nasal. Estas secreções devem ser eliminadas através do nariz e da boca, pela expectoração, ou até mesmo pelas fezes caso sejam ingeridas. Quando esta secreção não é eliminada ocorre o agravamento das doenças, evoluindo para sinusite, bronquite e pneumonias, entre outras.

         A fisioterapia atua na área respiratória desde sinusites, rinites e resfriados até pneumonias, doenças pulmonares crônicas e pré e pós-operatórios para reabilitação pulmonar, promovendo desta maneira, a reexpansão pulmonar; aceleração do processo de expectoração para limpeza pulmonar; redução da falta de ar, da ansiedade, dor de cabeça e das dores musculares e ainda melhora a resistência para a realização de exercícios e até mesmo aumentar a capacidade respiratória e muscular para a realização de tarefas do dia-a-dia. Desta maneira, a fisioterapia busca melhorar além da qualidade respiratória e pulmonar, também a qualidade de vida.

Pratique algumas medidas para auxiliar na prevenção das doenças respiratórias

  • Inclua na sua alimentação quantidades balanceadas de proteínas como verduras, legumes e frutas;
  • Consuma frutas ricas em vitamina C, tais como laranja, limão, melão e abacaxi, além de verduras como couve, alface e agrião;
  • Beba sempre bastante líquido;
  • Evite bebidas muito geladas;
  • Mantenha a casa muito bem ventilada, principalmente os quartos;
  • Evite os banhos muito quentes e demorados;
  • Amamente seu bebê filho pelo menos nos primeiros seis meses de vida. O aleitamento é fundamental para prevenir doenças, inclusive as respiratórias;
  • Vacine-se;
  • Pratique esportes ao ar livre. Correr, nadar ou caminhar aumenta a capacidade respiratória.
  • Cuidado com as noites mal dormidas. O sono repousante e reparador evita doenças;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados, onde a contaminação é mais freqüente;
  • Não fume. Os efeitos do cigarro são os mesmos para pessoas que convivem com os fumantes e pioram a situação em ambientes fechados.
  • Prefira lenços descartáveis, em caso de gripes e resfriados;
  • Lave as mãos freqüentemente, sobretudo após contato com secreções nasais e orais;
  • Limpe diariamente a casa, evitando o acúmulo de pó.

 Dra. Paula S. Rochedo

Crefito 70007

Voltar