ACUPUNTURA CLÁSSICA CHINESA

05/07/2010 14:13

05.07.2010 ACUPUNTURA CLÁSSICA CHINESA

    A Acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empíricos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e à cura das doenças através da aplicação de agulhas e das moxas, além de outras técnicas.

    Esta ciência surgiu na China há aproximadamente 4.500 anos, entretanto, continua evoluindo. As recentes pesquisas demonstram que as fórmulas e princípios da Acupuntura não foram ainda superados.

    De acordo com a medicina chinesa, o tratamento através da Acupuntura visa à normalização dos órgãos doentes por meio de um suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico. Segundo a teoria, todas as estruturas do organismo se encontram originalmente em equilíbrio pela atuação das energias YIN e YANG, desse modo, em perfeita saúde, um desequilíbrio gerará a doença. A arte da Acupuntura, através de seus procedimentos, estimula os pontos reflexos que tenham propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando assim, resultados terapêuticos.

    Os mecanismos de ação incluem a estimulação de certos pontos para alterar a circulação sanguínea e o relaxamento da musculatura, sanando o espasmo e diminuindo a inflamação e a dor; pontos que promovem a liberação de hormônios como o cortisol e a endorfina; pontos que aumentam a resistência à agressores externos, oferecendo maior recuperação à doenças; regula e normaliza funções orgânicas e promove o metabolismo que é fundamental na manutenção da vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, são mais de 100 as enfermidades reconhecidamente tratadas pela acupuntura, entre elas:

- Desequilíbrios respiratórios: gripe, rinite, bronquite, asma, alergias;

- Problemas relacionados à vícios e dependência do cigarro, álcool ou drogas;

- Problemas do aparelho digestório: náusea e vômitos, diarréia e constipação, úlceras, azia, diabetes;

- Disfunções do aparelho uro-genital: cistite, TPM, cólicas menstruais, cistos ovarianos, miomas, menopausa, prostratite;

- Disfunções somatoformes: depressão leve e moderada, ansiedade, estresse, obesidade, hipertensão, insônia, irritabilidade, medos, fobias, nervosismo, preocupações, tristeza e melancolia, fibromialgia;

- Desequilíbrios do sistema neuro-muscular: lesão por esforço repetitivo, seqüelas de AVC, câimbras, mal de Alzheimer, paralisia facial;

- Síndromes dolorosas: cefaléias, enxaquecas, dores agudas ou crônicas, lombalgia, nevralgia, dores traumáticas, entre outras;

- Enfermidades da pele: acne, vitiligo, prurido, etc.

    A Acupuntura é uma arte terapêutica que não tem contra-indicações e só vem a somar com outros tratamentos medicamentosos ou não, basta somente que o paciente procure um bom profissional da área da saúde e faça a experiência desta medicina tão valiosa quanto a ocidental.

Dra. Simone Glustak

Voltar