A Fisioterapia do Trabalho e a Ergonomia

04/08/2011 14:17

 

Saúde do trabalhador é muito importante, pois o "capital humano" é o maior patrimônio de qualquer empresa.

Em qualquer atividade, a organização do trabalho está voltada para assegurar o nível de produtividade em função do lucro. Logo, a relação entre o trabalho e a saúde parece sugerir frontal contradição. Os esforços repetitivos, trabalho estático, esforço físico intenso, ritmos intensos de trabalho e posturas inadequadas estão presentes em grande parte das atividades profissionais. Estas condições de trabalho são causas para o aparecimento ou agravamento de lesões, principalmente no sistema músculo-esquelético, favorecendo um número crescente de afastamentos, de indenizações, absenteísmo, descontrole por parte dos departamentos de recursos humanos, gastos com assistência médica, processos judiciais, e até mesmo a perda do empregado, ocasionando um impacto extremamente negativo em relação à produtividade. 

 Para colaborar na resolução desses problemas surgiu a Fisioterapia do Trabalho.

Mas o que é Fisioterapia do Trabalho?

É uma área da fisioterapia que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador, abordando diversos aspectos como ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação das queixas e patologias músculos-esqueléticos de origem ocupacional ou não, gerando aumento do bem estar, desempenho e produtividade.

Unindo a cinesiologia (ciência que analisa os movimentos) e a fisiologia (estudo das funções orgânicas) e conhecimentos da fisioterapia à ergonomia (estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho), o fisioterapeuta atua de forma bastante significativa nos meios de produção do profissional, construindo uma melhor competência e trabalho na manutenção e promoção de sua saúde. Desta forma, a ergonomia procura focalizar o ser humano no projeto de trabalho e nas atividades cotidianas. As condições de insegurança, insalubridades, desconforto e ineficiência podem ser eliminadas quando são adequadas às capacidades e limitações físicas e psicológicas do mesmo.

A Ergonomia faz parte da Norma Regulamentadora 17 (NR-17) do Ministério do Trabalho e Emprego, e compreende a proteção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. Esse é o objetivo-fim da Lei. O que essa norma pede é apenas uma ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (AET), a qual deverá atender as demandas ergonômicas identificadas previamente mediante rigoroso critério técnico e legal.

Análise Ergonômica do trabalho trata-se de uma abordagem que visa conhecer o funcionamento e as situações laborais tornando possível compreender os seus determinantes. Constitui-se em uma oportunidade para melhor distinguir as exigências dos postos de trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores.

É necessária a participação dos trabalhadores no processo de elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho e na definição e implantação da efetiva adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Os fisioterapeutas do trabalho, antes chamados apenas para atuar na parte clínica, com a reabilitação de funcionários, hoje fazem Análise Ergonômica física, cognitiva e organizacional, criam programas de prevenções de acidentes, de consultoria e de readaptação do funcionário afastado que retorna ao trabalho. Os resultados obtidos pelo trabalho dos fisioterapeutas comprovam este fato, tendo em vista possuírem conhecimento e habilidade técnica para tratar os principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.  

Ter um serviço de fisioterapia dentro da empresa é de suma importância com relação ao processo de cura, pois facilita as ações preventivas e curativas das doenças ocupacionais, mediante uma série de dados colhidos em diversas avaliações, tais como, aplicação de questionários, análise da tarefa, avaliações posturais, avaliações dos postos de trabalho etc., trabalha distintamente três grupos dento da empresa: os assintomáticos, o grupo de risco (pessoas que apresentam pré-disposição a desenvolver patologias) e os sintomáticos, aplicando as medidas cabíveis de prevenção e cura. Nas ações preventivas, os fisioterapeutas atuam incentivando os empregados a adquirir novos hábitos de vida, desenvolvendo dentro da empresa uma nova cultura de consciência corporal, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho.

O programa de Ginástica Laboral pode ser visto como uma ferramenta a mais para o beneficio da saúde e bem-estar dos trabalhadores atuando em um nível de prevenção primária. O fisioterapeuta é fundamental para a identificação e correção dos fatores que desencadeiam as LER / DORT, pois é capacitado para a elaboração de uma proposta ergonômica eficaz, eliminando os índices de absenteísmo e afastamento por doenças ocupacionais.

Atualmente várias empresas já buscam a melhoria da qualidade do trabalho dos empregados e já estabelecem uma série de programas como forma de incentivar a saúde do trabalhador. Nas grandes capitais e áreas mais industrializadas, o empresariado, já consciente dos futuros problemas, está investindo nestes programas, como também, em estudos sobre as vantagens da ergonomia para a melhoria da produção nas empresas.

 Se por um lado, o uso da ergonomia pode sugerir maior gasto, por outro representa uma economia para a empresa e como conseqüência, a melhoria da saúde do trabalhador e da sociedade.

A fisioterapia preventiva  é uma grande aliada na prevenção do aparecimento da DORT.

A especialidade de fisioterapia do Trabalho foi reconhecida através da Resolução nº 259 de 18 de dezembro de 2003, publicada no diário Oficial da União nº 32, seção I, pg.66 e 351 de 13 de junho de 2008, publicada no Diário Oficial da União nº 114, seção I, 17 de junho de 2008.

 

A partir dessa Resolução, ao Fisioterapeuta do Trabalho foram designadas as seguintes atribuições:
a)   Prevenção do desconforto ou queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais;
b)   Estudo ergonômico do trabalho, junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;
c)   Intervenções ergonômicas de correção, conscientização ou sensibilização nas empresas;
d)   Palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;
e)   Orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores, fora do ambiente de trabalho e nos postos de trabalho durante a execução de suas atividades ocupacionais;
f)  Avaliação postural e análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;
g) Desenvolvimento de programas de ginástica laboral;
h) Tratamento das patologias ou queixas músculo-esqueléticas, através de ambulatório na empresa ou ambulatório / clínica fora da empresa.
i) Promover ações terapêuticas preventivas às instalações de processos que levam a incapacidade funcional do trabalho.
j) Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborais, verificar possível emissão de nexo causal com ênfase na avaliação cinético funcional;
k) Desenvolver programas coletivos, que contribuem para a diminuição dos riscos de acidente de trabalho.

l) Elaboração de Laudos Ergonômicos e assistência técnica para Perícias Ocupacionais.

 

É importante ressaltar que a ação do Fisioterapeuta será sempre específica às necessidades de cada empresa

O primeiro dever de uma empresa é sobreviver, o segundo é crescer.

Sua meta principal não pode ser apenas maximizar os lucros,

e sim, evitar as perdas.

É inadiável a redução das perdas resultantes dos acidentes e doenças do trabalho, e é imprescindível a gestão competente de saúde nas empresas. 

--------------------------------------------------------------------------------------

Dra. Patrícia Ferreira Ramos de Queiroz.

Crefito: 18.630-F

Pós- Graduanda do Curso de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia.

Fornece consultoria na elaboração de Laudos Ergonômicos, Cursos, Treinamentos e implantação de Ginástica Laboral para empresas e indústrias de diversos segmentos.

 

Voltar