Pilates

11/07/2011 15:58

  PILATES

“Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz.” Esta frase de J. H. Pilates poderia resumir perfeitamente a filosofia do método criado por ele. Conquistar uma boa condição física que intervém não só no corpo, mas na mente e no espírito também, e que tem como objetivo final garantir a realização das múltiplas tarefas de nossa vida diária com prazer e energia.

O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates quando ele e seu irmão juntaram-se a uma companhia de circo que realizou uma turnê por Londres, quando estourou a primeira guerra mundial. Por isso todos os companheiros da trupe foram confinados preventivamente em campos britânicos de prisioneiros da guerra, entre outras ocupações Pilates dedicou-se a treinar seus companheiros com exercícios criados por ele. Em 1918 houve uma grande epidemia de gripe, a qual seus companheiros conseguiram superar devido ao bom condicionamento físico, além disso, para melhorar a condição física dos soldados feridos, ocorreu-lhe a idéia de instalar molas nas camas para que eles pudessem se exercitar. E assim surgiu a idéia de elaborar aparelhos que apoiassem seu método.

O método Pilates é um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade, e dedica-se a explorar o potencial de mudança do corpo humano.

Apresentado no livro Return to Life Through Contrology[1]. Pilates descreveu seu método com base em um conceito denominado contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Através dos exercícios de contrologia a pessoa desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. Um dos principais resultados da contrologia está no domínio completo da mente sobre o corpo.

O método Pilates é um método holístico, preventivo e orientado, muitos movimentos terapêuticos foram desenvolvidos para ajudar pessoas que se recuperavam de lesões, mas tais movimentos podem ser intensificados para desafiar atletas experientes.

O método Pilates baseia-se em cinco princípios básicos: centro de força, concentração, controle, precisão e respiração. Mas o primeiro pilar do método é alcançar um melhor funcionamento do corpo baseando-se no fortalecimento do centro de força, expressão que denomina a circunferência do tronco inferior, estrutura que suporta o resto do corpo. O centro de força é definido como um cinturão anterior e posterior que se estende desde a base das costelas até a região inferior da pelve,  ou seja, é uma contração muscular que deve ser mantida durante cada movimento dos exercícios.

J.H. Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais. Do oriente ele trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente. Do ocidente, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular e força, a resistência e a intensidade de movimento.

Pilates facilita a harmonia e o equilíbrio muscular. É um método eficaz por si mesmo, que não cansa nem entedia e deve ser praticado em sua maior pureza sem misturar simultaneamente com outras disciplinas ou terapias.

            O método é recomendado a quase todo tipo de pessoa independente de idade e profissão, com ele busca-se harmonia física e mental, a realização das capacidades físicas de cada pessoa e a correção dos desequilíbrios musculares.

            O Pilates tem como benefícios à saúde alguns pontos relevantes, pois ele incentiva hábitos saudáveis, estimula a concentração e o equilíbrio físico e mental e dessa forma torna-se possível controlar o estresse cotidiano, reduzindo fadiga, desconfortos, dores e melhorando flexibilidade muscular, mobilidade articular.

            Pessoas ativas, submetidas à agitação urbana, atletas, esportistas, dançarinos, gestantes, sedentários, portadores de limitações ou lesões físicas, idosos, homens, mulheres e crianças com mais de doze anos todos podem praticar Pilates. Isto porque se trata de uma atividade individualizada, que respeita os limites de cada individuo. Por tanto Pilates é uma atividade para vida toda.


[1]Retornar à vida através da contrologia.

Estela I. A. Szymanski

CREFITO:5276

 

Voltar